Tenho uma ideia de um milhão de dólares. Como faço para encontrar um investidor?

Em primeiro lugar, é importante que você seja claro; os investidores não apostam em ideias. Eles investem em empresas e empreendedores.

Antes de sair à procura de um investidor para a sua startup de tecnologia, aqui estão as 3 principais coisas que eu recomendo que você faça antes de tentar encontrar um investidor profissional:

  • Construir um MVP (Minimum Viable Product). Um MVP é o produto mínimo viável que você coloca na frente de potenciais clientes para obter feedback útil para futuras melhorias ou iterações. É uma forma de validar sua ideia contra um mercado real. Ter um MVP lhe permite investir o mínimo de recursos para maximizar o seu aprendizado. Muitos empresários trabalham em uma ideia monumental e gastam toneladas de tempo com a construção de um produto complexo, para só então perceber que não há ajuste de produto / mercado (product market fit). Você deve reunir o máximo de dados e feedbacks de seus clientes, de modo que você seja capaz de interagir e mudar de rumo afiando dentro de algo que as pessoas realmente querem.
  • Comprove um produto/Adaptação ao mercado. É o grau em que seu produto atende à demanda do mercado real. Em outras palavras, seu produto é uma vitamina ou é um analgésico para o mercado? A vitamina é algo que é bom ter, mas talvez ela não acabe de vez com um problema. Um analgésico resolve algum tipo de ineficiência ou deficiência. Se você não estiver resolvendo um problema de vez, você pode não ter um mercado para seu produto. Não ter um mercado é o maior obstáculo para você construir uma empresa.

Você não sabe o que as pessoas querem até que você prove que você tenha atingido o ajuste produto/mercado. Como você sabe se atingiu o produto/ajuste de mercado? Se você questionar os clientes que atualmente usam o seu produto e perto da metade deles indicarem que ficariam “muito decepcionados” se não pudessem continuar a usar o seu produto, você alcançou o santo graal de um produto, construiu algo que é um “must-have”. Durante a fase de MVP e na fase de ajuste de produto/mercado, você deve fazer todo o possível para manter os custos baixos. Isto leva-me a o terceiro ponto.

Bootstrap por tanto tempo quanto puder. Bootstrapping é o ato de ser extremamente engenhoso para suportar os momentos iniciais do negócio enquanto sobrevive com a menor quantidade de dinheiro possível. Em alguns casos pode ser necessário tocar em suas economias ou tirar dinheiro dos 3 F ‘s Friends, Family and Fools (amigos, família e tolos). Faria isso antes de chegar aos investidores profissionais, a menos que você tenha tração significativa, mensurável ou uma alça clara sobre suas métricas-chave de negócios e como cultivá-las.

Se durante a sua fase de ajuste de produto/mercado, o produto começa a decolar e você tem indicações claras de que há uma demanda enorme para o que você está construindo, recorrer a um investidor faz sentido. No entanto, tenha em mente que de acordo com o Startup Genome Report (um relatório que analisa por que startups fazem sucesso):

“Startups precisam 2-3 vezes mais tempo para validar o seu mercado do que a maioria dos fundadores imaginam. Esta subestimação cria a pressão para escalar prematuramente”.

Ok, vocês passaram pelas três etapas acima. Como atrair a atenção dos investidores? A que tipo de investidores você deve recorrer?

Eu priorizaria os investidores anjo primeiro. Os anjos são indivíduos de alta renda que normalmente investem em startups durante uma fase de alto risco (no início do ciclo de vida da empresa). A minha experiência é que os melhores anjos são os empresários que construíram empresas de sucesso. Eu daria prioridade a eles, levando em consideração:

  • Será que o anjo tem experiência no mesmo setor que você está?
  • Será que o anjo tem experiência operando em uma startup de tecnologia?
  • Será que o anjo tem uma grande rede de investidores que podem ajudar com acompanhamento sobre o investimento (fase de financiamento)?
  • O anjo está disponível para lhe dar orientação ou está muito ocupado para falar com você?
  • O anjo fez investimentos em outras startups?

A diferença entre alguém rico e alguém rico com experiência de investidor anjo

Trazer um investidor é um grande negócio. É uma parceria que provavelmente vai durar um longo tempo e você quer ter a certeza de que não vai trazer a pessoa errada.

Quais são os sinais de que um investidor anjo poderia impactar negativamente sua startup?

  • Eles pedem cinco anos de projeções financeiras detalhadas
  • Eles enviam-lhe uma lista de due diligence com dezenas de perguntas detalhadas que se assemelham a um acordo de private equity
  • Eles querem comprar a maioria da sua empresa
  • Eles querem cobrar-lhe dinheiro para ajudar a encontrar um outro investidor

O segundo tipo de investidor que normalmente vem depois de um anjo é uma empresa de Venture Capital (VC). A maior parte do tempo, você vai trabalhar com um VC para ajudá-lo a escalar suas operações. Este post não é um olhar exaustivo, em todos os aspectos de levantar dinheiro. Eu não estou cobrindo valorização, diluição, folhas de prazo ou lugares no conselho. Todos estes tópicos merecem seus próprios artigos, mas vamos primeiro dar uma olhada no que não se deve fazer quando você se envolver com um VC:

  • Não envie o seu plano de negócios para um investidor por meio de um site corporativo. Eles recebem centenas de planos de negócios e eles provavelmente não verão seu.
  • Não ligue para o escritório deles para convidar para almoçar todos os dias. Eles são investidores, não precisam que você os pague almoço.
  • Não bombardeie-os no LinkedIn (ou Twitter ou Facebook) com mensagens querendo se conectar com eles, você parecerá um stalker.

Qual é a melhor maneira de se apresentar a um investidor?

Obter uma apresentação do CEO de uma empresa que recebeu financiamento do investidor que você está mirando. Esta é de longe a melhor maneira de chamar a sua atenção. Os investidores têm uma regra não escrita de quase nunca falar com (e muito menos investir em) uma empresa, a menos que ela venha através de algum tipo de indicação. É o seu filtro de qualidade.

Como você pode obter referências?

Olhe para carteira de empresas dos investidores. Tente identificar se você tem contatos mútuos com um fundador ou um executivo-chave em uma dessas empresas. A probabilidade de receber uma resposta de um empreendedor conhecido é bem maior do que de um investidor. Lembre-se, estes empreendedores estiveram no seu lugar antes. Quando você chegar até eles, tente encontrar algo em comum entre vocês.

Talvez vocês tenham frequentado a mesma escola, talvez tenham nascido na mesma cidade. Tente encontrá-los na mídia social primeiro, se esforce um pouco para um networking. Não basta enviar-lhes uma solicitação, mostre-lhes que você sabe muito sobre o que eles têm feito e conheça o produto deles bem.

Além de obter uma apresentação do CEO de uma empresa da carteira do investidor que está mirando, você também pode tentar construir relacionamento com os advogados ou contabilistas de startup. Se o prestador de serviços vê algo interessante no que você está construindo, eles podem ser um canal para que você alcance os investidores.

Independentemente disso, certifique-se de que você tem um e-mail curto a ponto de bala, pronto para enviar para facilitar qualquer apresentação.

Depois de obter uma resposta e marcar uma reunião, NÃO lhes peça para assinar um NDA (Non-Disclosure Agreement) para ver o seu investor deck (apresentação que você faz para os investidores). Muitos empreendedores pensam que os investidores vão roubar a sua ideia. Pedindo para o VC assinar um NDA é um sinal imediato de que você é um novato completo.

Artigo originalmente publicado no blog Gringo CEO

Busca investidores para sua startup? Essa lista possui mais de 200 contatos dos maiores investidores do Brasil

One Reply on “Tenho uma ideia de um milhão de dólares. Como faço para encontrar um investidor?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *