10 Coisas que ninguém te explicou sobre investimento anjo

1- O que é um investidor anjo?

Investidor anjo é um tipo de investidor que aplica em novos negócios no início da trilha do investimento de risco.

Em geral, investe como pessoa física (embora também possa ter um CNPJ para gerir melhor seus investimentos).

2- Como um investidor anjo ajuda uma empresa?

A principal ajuda que ele traz para a empresa é o capital, ou seja, o valor investido. No entanto, pelo estágio em que ele investe, um bom investidor anjo irá contribuir com o que chamamos de smart money. Smart money são as contribuições que o investidor te dá além do dinheiro investido. Esse smart money pode vir na forma de conhecimento, contatos ou as vezes até na execução de atividades.

Por exemplo:

  • Um investidor anjo que entenda de gestão financeira, pode te ajudar a colocar os números da empresa em ordem.
  • Um investidor anjo com experiência no mercado de varejo pode abrir portas para sua startup vender para grandes empresas do setor

3- Que tipo de empresa um investidor anjo procura?

Teoricamente um investidor anjo pode investir em qualquer tipo de negócio, no entanto é mais comum que ele invista em startups. Para entender o que são startups, sugiro que você acesse o nosso post: 10 coisas que ninguém nunca te explicou sobre STARTUPS

O investidor anjo está atrás de empresas com grande potencial de crescimento, exatamente porque o objetivo maior dele é multiplicar o seu investimento. Para isso, ele irá observar principalmente a equipe da sua startup, o mercado que vocês estão inseridos e o modelo de receitas.

4- Em que estágio de desenvolvimento um investidor anjo entra na empresa?

O investidor anjo é uma peça inicial no que chamamos de trilha de investimento de risco. Ele entra em negócios em estágio inicial, ou seja, em empresas que estão quase no momento de faturar ou já realizando as primeiras vendas.

No Brasil, o investidor anjo costuma entrar somente em startups que já possuem pelo menos uma primeira versão funcional do produto e de preferência que já tenham feito as primeiras vendas. Isso é diferente do que ocorre em ambientes mais maduros como os EUA, onde ele entra até mesmo em ótimas ideias que estejam na cabeça dos seus empreendedores.

5- Como um investidor anjo ganha dinheiro?

O investidor anjo ganha dinheiro quando vende a participação dele para outros fundos de investimento, outras empresas ou mesmo quando vende de volta para os empreendedores das startups.

Ao investir na startup, o investidor anjo recebe como contrapartida um percentual, ou o direito a um percentual do negócio. Sendo assim, se tudo der certo e a startup crescer, ela irá valer mais e, assim, a parcela desse investidor também será valorizada. Nesse momento, ele irá tentar vender a sua participação e assim, finalmente obter o retorno do investimento que fez.

Esse processo pode demorar semanas, meses ou anos. No Brasil, hoje em 2019, acredita-se que esse tempo médio gira em torno de 3-7 anos.

É bom lembrar que o investidor anjo profissional não tem interesse em receber divisões do lucro. Justamente porque o interesse dele é que a startup cresça, portanto prefere que esse lucro seja reinvestido no crescimento da empresa.

6- Quanto um investidor anjo investe em cada empresa?

Hoje o investimento nessa fase de gira entre R$50.000,00 e R$500.000,00. Mas não existe uma regra, caso a startup e o investidor anjo cheguem em um acordo é possível investir mais ou menos do que essa faixa.

Como contrapartida desse investimento, é comum que o investidor receba um percentual da startup entre 5-15%. Percentuais maiores do que esse atrapalham as rodadas seguintes de investimento que serão importantes para ambos os lados.

A imagem abaixo mostra como se divide de forma mais simples a trilha de investimento

7- Quais são os principais investidores anjos do Brasil?

O investidor anjo é o personagem mais difícil de se mapear, justamente porque ele muitas vezes atua como pessoa física ou faz investimentos em um número menor de startups. Fizemos um mapeamento dos principais investidores do Brasil, mas esse mapeamento não contempla especificamente investidores anjo.

Um dos investidores anjo mais conhecidos no Brasil é o João Kepler, e em seu site, mensalmente, é divulgada uma lista dos 10 investidores anjo do mês. Pode ser um bom início para a sua busca…

Além do João Kepler, outros nomes mais conhecidos são o Marco Poli, o Benício Filho e o Fábio Bueno Neto.

Além disso, existem grupos de investidores anjo que concentram vários investidores como o Anjos do Brasil, a Gávea Angels e o Angels Club.

E por fim, hoje existem fundos de investimento no Brasil que focam no estágio de investimento anjo como a Bossa Nova Investimentos, o BMG Uptech e a Domo Invest BNDES.

Você pode ter acesso a uma lista completa de investidores em Ache um VC

8- Como mostrar a minha empresa para um investidor anjo?

Uma vez que você encontre o(s) investidor anjo que faz sentido para você, é preciso chamar a atenção dele para o seu negócio. Saiba que o normal é que eles recebam muitas startups pedindo investimento, portanto os melhores investidores anjo a princípio possuem menos tempo para dedicar a cada oportunidade que bate na porta. Por isso, eles fazem filtros da melhores oportunidades.

Na abordagem inicial, o investidor anjo irá ver o seu pitch. Ou seja a apresentação resumida do seu negócio. Para isso sugiro que você tenha pronto um deck de investimento, que detalha em uma ou duas páginas o que o seu negócio faz, quem é a equipe, como você ganha dinheiro, quanto precisa de investimento, o que irá fazer com ele e que resultados irá alcançar após o investimento.

Para abordar os investidores anjo, existem locais onde você pode encontrá-los e fazer o contato inicial:

  • Eventos de DemoDay de startups
  • LinkedIn
  • Site (daqueles que possuem)

9- O que pode dar errado na relação com um investidor anjo?

É preciso entender que no processo de investimento a escolha é uma via de mão dupla. Tanto o investidor anjo escolhe a startup, quanto a startup escolhe o investidor anjo.

Nesse processo de escolha existem alguns pontos que podem dar errado:

  • Investidor anjo não é sócio, portanto não espere que ele esteja no dia a dia do seu negócio. Conheço alguns que fazem isso, mas o normal é que ele contribua de forma mais pontual em momentos estratégicos
  • Investidor anjo que pega um percentual grande prejudica a startup e a si próprio. O normal é que o percentual do investidor vá até no máximo 15%, sendo que em geral será bem menos do que isso. Pegar um percentual maior só dificultará outras entradas de investidores e, portanto, o crescimento da empresa.
  • Muita atenção às regras do contrato de investimento. O objetivo do contrato é justamente prever o que acontece caso a relação dos dois não dê certo, procure uma assessoria jurídica especializada para ajudar na elaboração desse contrato.

10- Para o que eu preciso me atentar no início da conversa com um investidor anjo?

O primeiro ponto deve ser entender se o investidor anjo que você encontrou vai agregar ao seu negócio. Dinheiro por dinheiro você consegue em outros locais, mas como o investidor terá uma relação de anos com você, é importante escolher alguém com quem você tenha, inclusive, afinidade.

A segunda preocupação é em vender o sonho que você enxerga. Como o investidor anjo investe no que a empresa vai ser, ele precisa ver o mesmo sonho que você viu.

Só depois disso faz sentido começar a falar de dinheiro e percentuais.

Busca investidores para sua startup? Essa lista possui mais de 200 contatos dos maiores investidores do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *